sábado, 1 de outubro de 2011

India, cronicas da viagem - Agra, o Taj Mahal

A viagem para Agra foi feita de comboio, em segunda classe, siter places, que e o mesmo que dizer que viajamos numa carruagem sem vidros nas janelas ou ar condicionado, que nao deveria ser limpa desde que o Ghandi expulsou os ingleses da India. Afinal, por 80 rupias (pouco mais de um euro), o que se pode pedir por uma viagem de 4 horas?
Se, ao inicio, as familias indianas que nos acompanhavam olhavam para nos com um ar um pouco desconfiado, ao final de uma hora ja nos estavam a pedir para tirar fotos com os filhos ao colo. Nao fossem os milhares de insectos que entravam na carruagem, sempre que o comboio parava, e a viagem teria sido perfeita, uma vez que a simpatia e a hospitalidade indiana se demonstraram inigualaveis.

E foi desta forma que chegamos a Agra, a mitica cidade do Taj Mahal.
Logo apos o chek in no hotel, em que cedo concluimos que a higiene iria ser um problema, dado as torneiras da casa de banho terem sido comidas pelo calcário, mal dando para abrir, e os lencois lavados pela ultima vez em simultâneo com a carruagem do comboio, a nossa primeira preocupacao foi comprar bilhetes para o Taj, ja que nao queriamos perder o nascer do Sol no seu interior.
Apos alguma gesticulacao, la compreendemos que os bilhetes deveriam ser comprados num local diferente do complexo do monumento, e, as 6.00 h em ponto, no momento da abertura das portas, la estavamos nos, a usufruir da beleza e magia de uma das mais espectaculares das 7 maravilhas do mundo moderno.
Construido entre 1630 e 1652, o Mumtaz Mahal, mais conhecido como Taj Mahal, foi construido pelo imperador Shah Jahan, como tumulo da sua amada esposa Mumtaz, apos a sua morte, aos 39 anos, durante o nascimento do decimo quarto filho.
Dizem as cronicas que o imperador ficou devastado pela morte da esposa, tendo ele proprio desenhado o Taj Mahal, para ser simetrico de todas as perspectivas. Sem qualquer erro ou falha na decorcao, apos 22 anos, a obra ficou concluída, tendo o imperador cortado as maos a todos os trabalhadores que nela participaram, para que nunca algo de tao belo pudesse alguma vez ser construido.

A nossa visita ao Taj Mahal foi magica, unica e impossível de contar por palavras, pelo que logo que chegue a Portugal, colocarei aqui as fotos.

De mencionar que estavamos tao cansados que acabamos por nos deitar no chao do complexo e adormecer, sendo que, quando acordamos, tinhamos uns indianos muito admirados a tirar fotos nossas. Deve ter sido a primeira vez que viram sem-abrigo brancos.

2 comentários: