sexta-feira, 30 de setembro de 2011

India, cronicas da Viagem - Jaipur

Tal como combinado, por volta das 8.30h o Nana estava a porta do nosso hotel para nos levar a visitar os fortes de Jaipur.
Apos alguns minutos de regateio, a boa maneira indiana, la acordamos que o custo seria de 600 Rupias (cerca de 9 euros) por 4 horas de visita.
Cedo descobrimos que o Nana era uma personagem e tanto. Com os seus 75 anos, cabelo pintado com hena (para atrair as mocas novas, segundo nos disse), mostrou-nos fotos suas com turistas de varias nacionalidades, bem como um bloco com as mensagens dos clientes satisfeitos, provando que o negócio do Rickshaw também tem os seus segredos de marketing.

A primeira paragem foi feita no Jaigarh Fort, uma construcao absolutamente notavel, com uma vista belissima, onde o Nana nos contou uma historia sobre um imperador que cacava animais naquelas montanhas e foi amaldicoado por um homem santo, e por isso morreu em agonia, apos matar todas as esposas, garantindo-nos que a lenda era verdadeira porque lhe havia sido contada pelo avo, e que nos éramos uns afortunados porque nao estava escrita nos guias turísticos e só ele a poderia contar. Mais um golpe do Rickshaw – marketing.  

Em seguida, dirigimo-nos ao Amer Fort, tendo-nos cruzado com dezenas e elefantes e camelos, destinado ao transporte dos turistas. Optamos por caminhar, ja que nao simpatizamos com a forma como, aparentemente, tratam os animais por estes lados. 

Verdadeira perola do Rajastao, o Amer Fort foi construido entre os séculos XI a XVIII, consistindo numa especie de Medina Islamica fortificada. A subida, acompanhada por musica arabe e pelo cheiro da comida  vendida nas ruas, transportam-nos para um verdadeiro cenario das mil e uma noites.
Encantadores de cobras, vacas enfeitadas, pedintes, pessoas com balancas para nos pesarmos (?) e vendedores de roupas e outras bugigangas, abundam pelas ruas.

O interior e absolutamente fantastico, com jardins lindissimos e fontes de agua, que tornam a visita absolutamente inesquecivel.

Durante o percurso, fomos abordados por varias pessoas que nos pedirão para tirar uma foto, o que nos fez sentir uma especie de estrelas de Bolywood, em especial a I., que, segundo nos disseram, e parecida com uma artista americana muito conhecida na India.

O saldo da visita a Jaipur foi claramente positivo, e nao fosse o meu estado de saude me ter impedido de desfrutar a 100% da Cidade Cor de Rosa, tudo teria sido perfeito. Felizmente ja passou, e hoje consegui comer o meu primeiro caril.

De assinalar o hotel onde ficamos instalados, de nome Sunder Palace, que e realmente bom (o melhor ate agora), e que tem preco muito simpatico -15 euros por noite, apresentando niveis de higiene muito aceitaveis para padroes indianos.

2 comentários: