terça-feira, 18 de outubro de 2011

India, Crónicas da Viagem - Varanasi

Achas que vamos ver mortos a boiar no Ganges ou a arder em piras? É provável, afinal é a cidade mais sagrada da Índia.

E foi assim, com o espírito inquieto pela possibilidade de ver corpos humanos ou a arder que parti para Varanasi, a cidade mais sagrada da Índia, a qual, de acordo com a tradição, terá sido fundada pelo próprio Shiva, há mais de 5000 anos.

Não diferindo da maioria das cidades indianas, Varanasi apresenta um trânsito absolutamente caótico, agravado pelo facto de possuir o maior número de Rickshaws de todo o país.
As estradas, na sua maioria de terra batida, têm lixo e excrementos de vacas, que são às dezenas ou talvez centenas, o que torna o transporte de um trolley uma tarefa muito complicada.
Ao inspirarmos o primeiro ar do Ganges, rapidamente compreendemos os motivos que levaram Varanasi a ser considerada um dos locais mais sagrados de toda a Índia, já que a religião e o misticismo invadem cada poro da cidade.

De acordo com o objectivo de desfrutarmos em pleno da espiritualidade do rio, optamos pelo passeio de barco, que começou por volta das 05.30 da manhã, e nos permitiu ver o nascer do Sol, três cadáveres humanos a flutuar, piras com corpos a arder e centenas de pessoas que cumpriam o ritual do banho sagrado no Ganges.
Totalmente inspirados pela magia e pelo misticismo de Varanasi, também nós não podemos deixar de lançar a nossa oferenda ao rio – velas e flores, que vaguearam em direcção ao infinito.  
Além do passeio no rio, e graças ao S., que vive e trabalha na cidade, tivemos a oportunidade única de visitar os principais templos de acordo com o preceito hindu, e não como meros turistas, bem como de contemplar de perto a cremação dos mortos. De salientar a cerimónia, de nome Puja, que acontece todos os dias às 19.00 h em Dashashwamedh-ghat, a qual tem sempre lotação esgotada, mas que, graças ao S., pudemos ver na fila da frente.
Além da experiência espiritual, Varanasi ofereceu-nos, também, a oportunidade de beber o melhor e mais conhecido Lassi de toda a India, num estabelecimento minimo, de nome Blue Lassi, que é absolutamente inesquecivel.
Este foi, seguramente, o melhor local que visitei em toda a India, e quero voltar logo que possa, mas durante o Diwali, ou seja, o festival das luzes, que terá inicio no próximo dia 24 de Outubro.  

Sem comentários:

Enviar um comentário