terça-feira, 27 de setembro de 2011

India, Cronicas da Viagem de Delhi a Jaipur

A viagem a Delhi terminou com o ciclo de monumentos classificados como patrimonio da humanidade, bem como a visita a uma serie de pontos interessantes, nomeadamente o Lotus Temple, local absolutamente indescritivel, em que a beleza arquitectonica conjuga a particularidade de se tratar de um ponto de encontro e oracao para todas as religioes, e o India Gate, monumento oferecido pela Inglaterra como agradecimento aos soldados indianos pela sua prestacao na II Guerra Mundial. 

De entre os monumentos que visitamos, e que ainda nao referi, nao posso deixar de destacar o Qutub Minar, o maior minarete em pedra do mundo, bem como o Humayun's tomb, o tumulo do imperador Humayun, construido em 1562, e que nos faz literalmente entrar numa outra dimensao, em que as historias de infancia se transformam em realidade.

Alem dos locais mais turisticos, optamos por visitar mercados Indianos que nao veem nos guias e que nos permitiram contactar com a India real,   que os filmes de Bolywood nao mostram. Talvez por isso, tambem tenhamos optado por ficar na zona velha de cidade, com ruas de terra batida, transito caotico e lixo, mas, ao mesmo tempo, tradicional e genuina.

Apos Delhi,  Jaipur seguiu-se como a proxima etapa da nossa viagem, cuja ligacao foi feita por comboio, em 3 classe, sleeping seats.
Contudo, e apesar das marcacoes feitas ha cerca de um mes, 8 horas antes da partida ainda continuavamos em lista de espera, o que se revelou um grande problema, pois alem de perdermos o dinheiros dos bilhetes (cerca de 24 euros, no total), que haviam sido marcados com cartao de credito, corriamos o risco de nao conseguirmos lugares no autocarro. (E que transportes vazios e uma coisa que não existe na India).

Apos sucessivas idas a estacao, em que nao nos deixavam aproximar do guichet, e nos indicavam um posto de turismo localizado numa outra rua, e que estava fechado, eis que surge uma ajuda preciosa  - o recepcionista do nosso hotel. Quando descobriu que o meu irmao vivia na India, criou uma afinidade imediata e dispos-se a ligar para a estacao, tendo confirmado os nossos bilhetes.

A estacao de Nova Delhi e algo de inarravel. Milhares de pessoas a dormir na rua, caes e criancas a deambular pelas linhas do comboio, com o risco de morrerem esmagados. Enfim, um cenario dantesco, capaz de chocar o mais insensivel dos ocidentais.

Apos uma hora de atraso, o   comboio chegou para grande alivio meu, que estava a puxar pelo meu ultimo pingo de sangue frio para conter as nauseas e os vomito, ja que a comida indiana nao tem sido a minha melhor amiga.

A viagem foi boa, pois as camas sao grandes e confortaveis, sendo que o nosso mini- saco cama deu uma ajuda preciosa. Tivemos a companhia de um simpatico casal senior indiano, sendo que a viagem, com uma duracao de cerca de 6 horas, nao demorou muito a passar.

Menos sorte tiveram a I. e o C., casal polaco amigo do meu irmao, que partiram de autocarro as 21.00 e so chegaram as 9.00h da manha, tendo viajado no meio de caixotes gigantes cheios de roupa. 

Hoje, estamos em Jaipur, ja conseguimos ver o centro historico da cidade e deparamo-nos com um simpatico condutor de Rickshaw, o Nana, que nos deu o numero de telemovel e nos vem buscar ao hotel amanha, pelas 08.00h, para nos levar aos famosos fortes de Jaipur, bem como ao templo dos macacos.
As 17.00h apanharemos o comboio para Agra e vamos ver o nascer do Sol no tao ansiado Taj Mahal, mas isso serao noticias de uma proxima cronica.

Nota  - O problema dos acentos continua porque não me consigo atinar muito bem como o teclado indiano.

1 comentário: